10 junho 2020

Meus caros compatriotas

Servia esta mensagem normalmente para complementar os festejos que acontecem de costa a costa no Canadá por ocasião e para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Este ano e pelas razões que todos conhecem, não haverá festejos. Creio por isso ter esta mensagem uma relevância acrescida para quem a escreve e um impacto maior para quem a lê.

A pandemia que assolou o mundo afetou com particular incidência as comunidades migrantes, gregárias por natureza e que, por virtude das regras de confinamento, deixaram de poder estar juntas e de realizar as suas tradicionais celebrações culturais.

A comunidade portuguesa e luso-descendente no Canadá não fugiu a esta regra e tem sofrido bastante no cumprimento das normas de combate à COVID-19. As coletividades comunitárias perderam fontes de rendimento essenciais à sua sobrevivência, os reformados e as pessoas de mais idade deixaram de ter os seus pontos de apoio e de convívio diários e os elos que ligavam os nossos nacionais e que lhes davam um sentido de pertença foram suspensos, sem que se saiba quando poderão vir a ser retomados.

É, pois, neste ambiente de receio e de apreensão quanto ao futuro que estamos a chegar ao dia 10 de junho, numa altura em que muitos de nós costumávamos estar afanosamente empenhados na organização de eventos para assinalar a data.

Eram momentos de grande esforço e de grande trabalho, mas também de enorme gratificação.

Sentiremos todos certamente a falta desses momentos, bem assim como a falta de uma ocasião física para afirmarmos a nossa adesão a um conjunto de valores que nos definem como povo.

Restar-nos-á o sentimento e a reconfortante esperança de que no próximo ano cá estaremos para fazer tudo como dantes e para lembrarmos às autoridades do Canadá e à generosa sociedade canadiana que Portugal continua a querer alargar e aprofundar as relações com este importante país e que a comunidade portuguesa continua a querer, agora mais do que nunca, dar o seu contributo para o desenvolvimento do Canadá.

Desejo a todos um Feliz Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Viva Portugal

Viva a comunidade portuguesa do Canadá

 

João da Camara

Embaixador de Portugal

 

Formato PDF disponível aqui.

  • Partilhe