Embaixada de Portugal no Canadá

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

sexa embaixador joao da camaraEntreguei ontem a Sua Excelência a Governadora-Geral do Canadá, Julie Payette, as cartas que me acreditam como Embaixador de Portugal neste fantástico país.

Ao iniciar esta nova etapa da minha vida profissional gostaria de saudar a todos aqueles que acompanham os trabalhos da Embaixada de Portugal em Otava bem como os que possam ser visitantes ocasionais desta página.

Naturalmente que as minhas primeiras palavras vão para a prestigiada comunidade portuguesa. Desde que cheguei ao Canadá não encontrei ninguém que não me tecesse enormes elogios ao trabalho, ao empreendedorismo, ao talento e à capacidade de integração da comunidade portuguesa.

São elogios que sabem bem ouvir mas que aumentam a responsabilidade do representante do Estado português, que tem que estar à altura da sua comunidade.

A comunidade tem aliás marcado desde há muito tempo o relacionamento entre Portugal e o Canadá. Os seus esforços diários são fundamentais para a constante e forte ligação a Portugal aqui sentida e para o reforço do sentimento de pertença à nossa língua e à nossa cultura. É essa uma referência incontornável que se assume como um magnífico ponto de partida para o relacionamento que pretendemos promover.

A recente visita do Senhor Primeiro Ministro de Portugal ao Canadá provou contudo que queremos mais e que as áreas de potencial cooperação entre os nossos dois países são inúmeras e variadas.

Vai ser esse o meu trabalho e o trabalho da Embaixada que dirijo: desenvolver a agenda que tem sido trabalhada pelos meus antecessores e potenciar os compromissos entretanto assumidos no âmbito dos contactos políticos, designadamente da visita do Senhor Primeiro- Ministro, Dr. António Costa.

Sinto que vai ser um trabalho extremamente interessante, como interessante vai ser a tomada de conhecimento deste país. E espero poder contar para tal com a comunidade portuguesa e luso-canadiana como orientadora e conselheira. Isso fará com que o trabalho, para além de interessante, se torne também mais fácil.

O que pretendo no fundo é contribuir para que as relações entre Portugal e o Canadá sejam cada vez mais intensas e que nisso possam beneficiar os dois países e as pessoas que a eles pretencem.

Otava, 19 de Setembro de 2018

João da Camara

Embaixador de Portugal