sexa embaixador joao da camara

Passou um ano desde que assumi funções como Embaixador de Portugal no Canadá.

Todas as expetativas que tinha sobre o país onde me encontro e sobre o trabalho a desenvolver foram superadas. É um gosto viver no Canadá e uma enorme satisfação servir como representante de Portugal neste enorme país.

Ao longo deste ano tive oportunidade de estabelecer contactos e de manter um diálogo muito frutífero com o Governo e a Administração federal e tive também o ensejo de visitar algumas províncias, designadamente Ontário, Québec, Prince Edward Island, Nova Scotia, Terra Nova e Labrador e Columbia Britânica e aí contactar com os Governos provinciais.

Tive ainda o enorme prazer de participar em inúmeros eventos organizados pela ativa e empreendedora comunidade portuguesa no Canadá, tendo podido confirmar o que já sabia: é uma comunidade admirável, com uma enorme capacidade de iniciativa e que sabe organizar-se não só para o entretenimento dos seus membros e para a sua promoção junto da sociedade de acolhimento, mas também para ajudar os que dentro da comunidade e fora dela precisam de ajuda.

Visitei igualmente várias empresas portuguesas que aqui laboram bem como algumas empresas canadianas com investimentos e interesses em Portugal. Visitei também Universidades, ONG’s, Think Tanks e uma variedade de entidades e instituições

Todo este trabalho diplomático, político, económico e cultural permitiu-me compreender que Portugal precisa do Canadá e que o Canadá precisa de Portugal. São dois países que comungam dos mesmos valores e dos mesmos princípios e que acreditam nas virtudes do multilateralismo para a gestão da ordem internacional. Têm, para além disso, muitos e variados interesses comuns. É pois inevitável que o nosso relacionamento bilateral venha a aprofundar-se e a incrementar-se no curto prazo.

A Embaixada de Portugal em Otava cá estará para fazer a sua parte do trabalho nessa aproximação.

João da Camara

Embaixador de Portugal

  • Partilhe