Embaixada de Portugal no Canadá

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

1600x500 panoramic view of downtown ottawa with parliament hill

Queremos saudar todos os utilizadores desta página, que constitui um dos instrumentos de comunicação entre a Embaixada de Portugal em Otava e os portugueses, luso-descendentes e falantes de português no Canadá, em particular os cidadãos dos países que integram a CPLP.

Não deixem, por isso, de se manterem em contacto connosco e de nos enviarem as sugestões e notícias relevantes que entenderem, com vista a que esta página se mantenha dinâmica, na perspetiva dos interesses da nossa Comunidade e da promoção de Portugal.

AVISO IMPORTANTE

image preview

Para os cidadãos residentes no estrangeiro:

1. Como determina a Lei do Serviço Militar, os cidadãos portugueses, de ambos os sexos, nascidos no ano de 1999, residentes no estrangeiro com carácter permanente há mais de 6 meses, ou que tenham ali nascido e aí permaneçam devem comunicar ao Balcão Único de Defesa uma das seguintes opções:

a. Requerer a marcação de uma data para cumprimento do dever militar de Comparência ao Dia da Defesa Nacional, através de   requerimento assinado disponível em www.bud.defesa.pt (o transporte apenas é assegurado em território nacional);

b. Requerer a dispensa de Comparência ao Dia da Defesa Nacional, através de requerimento assinado, disponível em www.bud.defesa.pt, acompanhado de documento emitido pelo posto consular da área de residência, ou em alternativa por órgão da administração pública, ou estabelecimento de ensino da área de residência. Documentos aceites:
- Documento que comprove que reside legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo há mais de 6 meses;
- Certificado de matrícula emitido por estabelecimento de ensino;
- Contrato de Trabalho com prazo superior a 6 meses.

2. A prestação de falsas declarações é passível de ser punida com pena de prisão até 3 meses ou multa até 60 dias.

Os cidadãos que não regularizem a sua situação ficam sujeitos a uma coima que vai de €249,40 a €1247 e inibidos do exercício de funções públicas até à regularização da sua situação militar.

Os editais de convocação podem ser consultados online em www.bud.defesa.pt. Caso o seu nome não conste nos editais deverá contactar o Balcão Único de Defesa.

3. Contactos:

Balcão Único de Defesa

www.bud.defesa.pt
Telefone: +351 213 804 200
Morada: Apartado n.º 364, 1495-998 Lisboa, Portugal

AVISO

Informa-se que, na sequência da decisão do Governo português, esta Embaixada e os Consulados-Gerais em Montreal, Toronto e Vancouver estarão encerrados na próxima 3.a feira (dia 13 de fevereiro).

Contactos

645, Island Park Drive
Ottawa. On
K1Y 0B8
Canadá

ottawa@mne.pt
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

e mail

twitter

facebook

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático